Os sugadores de potência!
- Bruno Arthur
- 26 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

http://www.autoappassionati.it//wp-content/uploads/2015/03/Audi_RS6_02.jpg
Vamos imaginar um carro fazendo trilha no Alaska e outro no Vale da Morte, na Califórnia. O primeiro com temperatura por volta dos 0ºC e o segundo lugar por volta dos 50ºC, a disposição do carro, como a sua também irá mudar, o carro irá perder aproximadamente 25cv por conta do aumento de 50ºC, nesta ocasião é a temperatura.
Agora, você mora em um monte ou um morro, ou em uma cidade que fica realmente mais alta do que o nível do mar (0m)? Isso também rouba potência! Acredite, a acada 100m que você sobe, o carro está perdendo 1cv de sua potência, isso é influenciado pela diminuição da disponibilidade de oxigênio, por isso motores mais modernos possuem turbos que dão uma "forçinha" ao motor. Neste caso é a altura que está modificando a ustulação (combustão).
Tá lá fazendo uma manobra em um veículo com direção mecânica sentindo dificuldade e decidiu trocar por um com direção hidráulica para ter mais conforto? Cuidado, nem sempre o conforto se traduz em economia e potência! A direção hidráulica também é vilã do acelerador, ela retira do motor aproximadamente 3cv quando está em manobras e 2cv em linha reta, ou seja: aproximadamente 2,5cv! Hoje já existe a direção elétrica que dispensa o motor hidráulico, o que reduz a sucção de potência praticamente em 100%.
Outro item de conforto, o ar-condicionado, comodidade e perda de até 15cv (mas geralmente chega a 7cv)! É, meus leitores, aquela pequena peça (compressor) com carinha inocente, quando ligada, consome não só mais combustível, mas também a "cavalaria" do motor.
Pensou em economia de combustível, pensou GNV! Mas também pense na perda da mecânica e de até 8cv do "motorzinho" que está consumindo combustível natural.
Resumindo, há outros fatores, mas fatores dinâmicos, os fatores mecânicos são os descritos acima, no total se você tem uma Palio Weekend que foi divulgado, por exemplo, com 132cv (EtorQ da Fiat com ETANOL), se você estiver em um local com 50ºC, 100m de altura em relação ao nível do mar, for equipado com direção hidráulica, estiver com o ar ligado e possuir GNV... a situação é pesada, o Fiat com um brutal 1.8 16v vai miar baixo, totalizando apenas (aproximadamente) 90cv! Quase um carrinho 1.4, por isso as montadoras estão investindo em direções elétricas, ar condicionado menos "ladrão" e colocando turbos para sobre-alimentar o motor, como também injeção direta, no caso acima se a Palio estivesse com um turbo/injeção direta e direção elétrica, ela estaria ainda com aproximadamente 120cv, praticamente um motor 1.6 16v! (considerando aumento de 30cv com turbo/injeção direta)
Deixe sua opinião sobre este post!
댓글